Criar um Blog

HIPERPORTFÓLIO

Dados Pessoais:
Meu nome é  Wilson Alves da Luz. Moro em Imperatriz-MA. Sou graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa/Literatura, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Fiz Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Amparo. Atualmente, leciono essa disciplina nas escolas Delahê Fiquene e Vespasiano Ramos, ambas da Rede Estadual de Ensino. 

Importância da Capacitação em TICs:

Vivemos hoje cercados pelas novas mídias e tecnologias. Em todos os espaços de convivência humana as inovações tecnológicas estão presentes. Na escola esta realidade não é diferente, sendo que é bastante comum entre os estudantes o uso das novas tecnologias.

Nesse contexto é de fundamental importância que nós professores busquemos nos apropriar dessas novas ferramentas para podermos desenvolver nosso trabalho de acordo com a realidade de nossa época e do nosso educando.

Foi a necessidade de descobrir novas formas de interagir com meus alunos e de propiciar situações de aprendizagem mais dinâmicas que me levou a participar desse novo desafio que é o curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 


Durante as duas primeiras etapas do curso tive a oportunidade de vivenciar várias experiências e realizar descobertas sobre uma série de coisas novas que serão bastante  úteis para minha carreira. Destaque  para as dicas do Portal do Professor e para o  video com a entrevista onde o professor Ladislau  Dawbor expõe sua visão sobre a importância de uma educação  que privilegie  a realidade sociocultural do educando.






Veja um breve relato das atividades desenvolvidas no decorrer dos dois primeiros módulos do curso:

MÓDULO I: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA

Atividade 1.1: Essa atividade teve como proposta um relato das nossas reflexões iniciais, acerca dos desafios da escola na sociedade atual. O resultado pode ser visto aqui

Atividade 2.1: Propunha  a participação em um Fórum, onde deveríamos fazer uma auto-análise a partir do questionamento:  Quem sou eu como professor e aprendiz?

Atividade 4.1: Nesta atividade teríamos que fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizados. Para tanto, teríamos que entrevistar alguns professores sobre as tecnologias que os mesmos costumam utilizar em suas aulas. Essa atividade resultou em uma planilha e uma apresentação em Powerpoint.

Atividade 5.1: Fomos solicitados a elaborar um mapa conceitual  para sintetizar as aprendizagens conquistadas no decorrer do primeiro módulo.

MÓDULO II: INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

Atividade 1.2: Avaliação da Unidade I e Mini oficina de Blog. Nessa atividade foi proposta a criação de um blog para divulgação das atividades desenvolvidas no decorrer do curso. O blog criado pode ser acessado no link  www.virtuaulas.blogspot.com

Atividade 2.2: As linguagens da internet – o hipertexto. Foi proposto que navegássemos em hipertextos e posteriormente discutíssemos sobre a experiência de navegar no Portal do Professor.

Atividade 2.3: Navegando em busca do conceito de hipertexto. Nessa atividade foi solicitado que fizéssemos, no fórum, a conceituação de hipertexto individual e coletivamente 

Atividade 2.4: Propunha a criação de um portfólio em hipertexto. Este portfólio é resultado dessa atividade.

Atividade 2.5: Foi proposto ainda o planejando de uma atividade utilizando hipertextos e ainternet  como espaço de autoria.  Para desenvolver essa atividade organizei uma oficina de confecção de Mapas Conceituais, na sala de aula. Deois, no laboratório de Informática, eu e meus alunos fizemos o cadastro na Rede Social Laifi onde elaboramos um hipertexto coletivo sobre o Romantismo no Brasil.


0 Comentários: